Estudo diz que acupuntura serve como alternativa para barrar danos ao fígado provocados por medicamentos

sábado, 13 de agosto de 2011.

Um pesquisador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o médico veterinário e acupunturista, Alexandro dos Santos Rodrigues, em sua tese de mestrado, descobriu que a acupuntura é útil como tratamento no controle aos danos causados ao fígado por medicamentos.
Os testes foram realizados em ratos, que passaram por sessões de eletroacupuntura no ponto E36 (próximo ao joelho) ou no BP6 (próximo ao calcanhar). As cobaias apresentaram melhoras em lesões hepáticas, causadas pelo uso contínuo de medicamentos.Os ratos que receberam estímulos no ponto E36 tiveram menor incidência de lesões, comparados do grupo BP6.Alexandro dos Santos disse que “quando a agulha da acupuntura é inserida na pele, ela causa um estímulo que percorre as vias nervosas do corpo e chega até a medula óssea.
Por meio da medula, a informação vai para o cérebro, onde neurotransmissores se encarregam de emitir respostas que são transmitidas e agem em um determinado local do corpo. Se os animais ficassem totalmente sedados, esse fato também poderia interferir nos resultados”, explicou.A hepatite C atinge de 2,5% a 4,9% da população brasileira. Já a cirrose hepática está entre as 10 maiores causas de morte no mundo ocidental. Não existe tratamento para esses casos, e a única opção é fazer um transplante de fígado.
 Fonte: Acupunturista.net

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |