Acupuntura Neurofuncional nas Doenças Viscerais

sexta-feira, 4 de novembro de 2011.
Qua, 05 de outubro de 2011

Na acupuntura neurofuncional sempre avaliamos o paciente de um modo global, portanto verificamos todos os seus desequilíbrios. Neste raciocínio não podemos deixar de verificar a presença de doenças ou disfunções viscerais. Se por um lado a acupuntura tem um potencial efeito benéfico no tratamento das doenças viscerais, precisamos salientar que após a instalação de um distúrbio visceral, como uma doença renal, de intestinos ou da vesícula biliar, por exemplo, há possibilidade de ocorrerem sintomas que confundem os médicos, como dor e disfunções na pele, no tecido subcutâneo e músculos secundariamente a esta doença, principalmente nos músculos de abdome e dorso.Um exemplo é o paciente com cólica biliar (por cálculo em vesícula biliar) que apresenta dor em músculos do abdome, das costas e no ombro. Outro exemplo é aquele com cólica renal (por cálculo renal) que tem dor nas costas (região lombar) e na virilha.
A resultante alteração muscular se torna mais evidente quando a disfunção visceral se prolonga por um longo tempo e pode se manter por muitos meses depois da cura da doença. Hoje se sabe que essas dores aparentemente inexplicáveis são decorrentes de alterações na conectividade dos nervos que trafegam em nossa medula, dentro de nossa coluna vertebral, que processam a informação oriunda das vísceras, mas também da pele e dos músculos. O nosso cérebro recebe essa informação truncada, interpretando a informação como sendo originada na pele e nos músculos, produzindo reflexos que modificarão a atividade e o vigor dos músculos. Além disto, em alguns casos, esta disfunção nos músculos pode ocorrer antes do diagnóstico da doença visceral, podendo facilitar ao médico um diagnóstico precoce.
Em um paciente cardiológico, por exemplo, pode ocorrer a dor típica da doença coronariana no peito e braço antes de um infarto do miocárdio. Assim como a informação neurológica cruzada pode ocorrer ao nível de nossa medula, gerando  sintomas e sinais na pele e nos músculos, a estimulação neurológica desses tecidos com acupuntura neurofuncional pode produzir reflexos similares e em sentido inverso, que normalizam a função visceral e que reduzem ou eliminam aqueles reflexos geradores de dor aparentemente inexplicável. Portanto, a acupuntura neurofuncional é de grande benefício, não somente nas doenças músculo esqueléticas, mas também para o paciente portador de doenças dos órgãos e vísceras.    
    Autora: Maria da Graça Soares Bahú, MD - CRM: 9205
  • Fonte: site acuneuro 

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |