AS EMOÇÕES SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

segunda-feira, 18 de junho de 2012.
Na Medicina Chinesa as emoções, como elementos causadores de doenças, são estímulos mentais que perturbam a Mente (SHEN residente no Coração), a Alma Etérea (Fígado) e a Alma Corpórea (Pulmão) alterando o equilíbrio entre os órgãos internos e a harmonia do Qi (energia) e do Sangue. Por isso, o stress emocional é nocivo para o organismo como um todo, pois prejudica os órgãos diretamente. Em contrapartida, o estado dos órgãos internos igualmente afeta o estado emocional do indivíduo. Existe uma interdependência contínua e dinâmica dos órgãos com a emoção (Yang) e da emoção com o funcionamento (Yin) dos órgãos.

A primeira coisa a ser afetada pelo stress é a circulação e a direção apropriadas do Qi (energia) e cada emoção produz um efeito particular na circulação do Qi (energia). Segundo textos tradicionais chineses “a Raiva faz o Qi (energia) subir, a Alegria excessiva, Euforia retarda o Qi (energia), a Tristeza dissolve o Qi (energia), o Medo faz o Qi (energia) descer, o Choque por sua vez dispersa o Qi (energia) e o Pensamento forçado prende o Qi”.

O efeito de cada emoção em um órgão específico não deve ser interpretado de forma muito restrita. O efeito de uma emoção também depende da característica constitucional do indivíduo. Se ele apresentar, por exemplo, uma fraqueza constitucional do Coração, o Medo, que vem relacionado à força de Vontade e corresponde ao Rim, irá neste caso indicar que foi o Coração o sistema afetado. Evidentemente teremos aí outros fatores que denunciarão esta deficiência. De qualquer forma o Coração será diretamente afetado, uma vez que ele abriga a Mente (Shen) e recebe toda carga emocional direta ou indiretamente. Os chineses levam em consideração vários fatores como estando envolvidos no processo de desequilíbrio e adoecimento, tais como má alimentação, fadiga, sedentarismo; mas, sobretudo, consideram as emoções negativas como fatores fundamentais para o desequilíbrio energético e físico. Consideram que a manutenção de emoções como o medo, raiva, tristeza, ódio, mágoa e outras são responsáveis pelo surgimento das mais diversas doenças, devendo estas então ser tratadas e superadas.


Fonte: Acupunturista.net

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |