Células-tronco as engenheiras da vida

quinta-feira, 13 de setembro de 2012.
Em tese, alguns tratamentos com esse tipo de célula podem salvar vidas - em casos, inclusive, considerados perdidos pela ciência. Mas é importante salientar que deve demorar anos até que se tornem rotina na medicina 

O QUE ESPERAR DELAS

Regeneração da coluna não é tema de ficção científica 
Os principais estudos e testes têm sido feitos na Europa (especialmente na Alemanha) e aqui no Brasil. Um dos tratamentos promissores visa reconstituir o chamado disco intervertebral - uma espécie de amortecedor da coluna. Em uma cirurgia de hérnia de disco, por exemplo, o disco degenerado é retirado e muitas vezes o paciente precisa conviver com uma prótese no local. O tratamento com células-tronco prevê a retirada das células do próprio indivíduo, para serem cultivadas em laboratório e, em seguida, injetadas no disco a ser reparado. "Os estudos em animais já foram concluídos com êxito e, agora, começam a ser realizados testes em pacientes", anima-se Eduardo Barreto.

No instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo existe uma outra promessa de sucesso. Um grupo de 30 pacientes com lesão na medula espinhal - problema geralmente ocasionado por acidentes que partem a coluna vertebral e causam paralisia de membros - testa a terapêutica. Os médicos, como o ortopedista Tarcísio de Barros Filho, extraem células-tronco da medula óssea do próprio enfermo. Os especialistas sabem que elas têm habilidade para dissolver inflamações. Por isso, provocam uma irritação na parte lesada da coluna para atrair as célulastronco que serão injetadas. Os cientistas esperam que elas se comportem como na teoria, ou seja, se instalem na coluna e regenerem a parte doente. "Não sabemos decifrar todo o mecanismo, mas o fato é que 60% dos pacientes conseguem recuperar parte das sensações perdidas com a nova comunicação", explica Barros.

POR PATRICIA BOCCIA
FOTO FERNANDO GARDINALI
 
Fonte: revistavivasaude

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |