Álcool: tônico ou tóxico?

sábado, 16 de março de 2013.
Se você se deleita com uma taça de vinho ao jantar há anos ou uma cerveja com os amigos após o trabalho, bebe moderadamente. Para você, o álcool traz benefícios: em mais de 100 estudos, pessoas que bebem com moderação têm redução de 25% a 40% de infarto do miocárdio, AVC isquêmico (causado por coágulos), doença vascular periférica, morte cardíaca súbita e morte por todas as causas cardiovasculares.
Por quê? O álcool em doses moderadas aumenta os níveis do “bom” colesterol (HDL) e desestimula a formação de pequenos coágulos sanguíneos que podem levar a infartos do miocárdio e AVC. Até ajuda a proteger contra o diabetes tipo 2 e cálculos biliares.

Mas se você bebe demais com regularidade, o álcool pode ser um veneno. Mulheres que consomem dois ou mais drinques e homens que bebem três ou mais ao dia correm risco maior de dano hepático, pancreatite, câncer – incluindo de fígado, boca, garganta, laringe e esôfago –, hipertensão arterial e depressão. As mulheres, mais sensíveis aos efeitos do álcool e a suas consequências, podem desenvolver doenças cardíacas, osteoporose e perda de memória.

Fonte: +Saúde

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |