Livre-se de LER

quarta-feira, 13 de março de 2013.
Considerada uma doença do século XXI, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) atinge cada vez mais pessoas.
A LER é um conjunto de doenças que pode prejudicar partes do corpo, quando repetimos o mesmo movimento por um longo período. Doenças como: Sinovite, Tendinite, Tenossinovite e outros.
Entretanto, a LER não é só um problema físico. O ser humano é um ser bio-psico-social, só é possível existir saúde onde o corpo, mente e meio sócio-econômico-cultural estejam em equilíbrio.
Portanto, o estudo e tratamento da doença devem levar em consideração essa totalidade, e não somente uma parte do corpo. Por isso, uma pessoa não vai á nosso clínica apenas por lesão de esforço repetitivo. Ela nos procura porque está em sofrimento, que está sendo expresso por uma parte do corpo.
É comprovado que o medo, a angústia, frustração e a agressividade no trabalho podem aumentar as lesões cardíacas, musculares e digestivas.
Por essa razão, a doença não pode ser tratada somente por um tipo de profissional, mas sim por vários; fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, psicólogos, prof. Educação física, assistente social. Todos estes profissionais tem que ter uma visão holística do problema.
A acupuntura tem essa visão, quando se trata do ser humano, ela é uma técnica terapêutica que visa não só amenizar a dor, como também o seu equilíbrio energético (emocional), através de inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, provocando um reflexo no sistema nervoso autônomo, que é capaz de reativar sua capacidade homeostasica (equilíbrio).
Na visão da acupuntura, a L.E.R é um distúrbio funcional da pessoa com limitação e/ou incapacidade para o trabalho afetando segmentos do corpo por bloqueio nos canais de energia (meridianos) causados pela penetração do fator patogênico, provocando dor e alterações orgânicas em nervos tendões, ligamentos faciais e músculos.
Antes de iniciar o tratamento deve-se averiguar rigorosamente as causas e as manifestações clinicas da síndrome.
Em todos os casos, os acupunturista valorizam os aspectos psíquicos e as manifestações somáticas do paciente. O tratamento é iniciado harmonizando-se o psiquismo através de pontos específicos para os casos. Além do mental, são utilizados pontos locais dolorosos, visando restabelecer o livre fluxo de energia nos canais afetados e, finalmente são aplicados os pontos de união alto/baixo. Em todos os casos, além de tratamento especifico para o bloqueio energético, o pulso do paciente é avaliado para que sejam analisados os excessos e as insuficiências para que haja harmonia dos órgãos internos.
Na clínica são associadas à Fisioterapia, umas técnicas já conhecidas em que se utilizam os meios físicos (calor, gelo, estímulos, elétricos, movimentos, massagem, terapia manual etc.), á acupuntura, técnica milenar chinesa que trabalha todo o ser humano. A acupuntura, ao contrário do que muitos pensam não visa a diminuição da dor, mas sim a melhoria da incapacidade funcional, como também o equilíbrio energético. Com a união das duas técnicas, eficazes resultados têm sido alcançados no tratamento dos portadores de L.E.R.
Lembre-se, uma postura correta, exercícios preventivos, estar de bem com a vida e com si mesmo pode ajudar muita na prevenção de L.E.R e outras doenças do mundo moderno.
Lute por uma vida feliz e saudável. Você é a pessoa mais importante deste mundo!

Fonte: Saúdenoclique

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |