O que é o Diabetes Insipidus?

quarta-feira, 3 de julho de 2013.
A diabetes mais comum é a diabetes mellitus que afeta milhares de pessoas,esse tipo se caracteriza por um desequilíbrio bioquímico que compromete seriamente o metabolismo geral,causado pela obesidade,grande consumo de açúcares dentre outros.Mas o que hoje nos interessa é outro tipo de diabetes e que não está ligada ao falta de insulina ou aumento de glicose.

O diabetes de insipidus é uma forma de diabetes mais rara e desconhecida por muita gente ,é causado por uma disfunção hormonal da hipófise(uma glândula situada na base do cérebro) que implica a baixa produção do hormônio antidiurético ADH - a função desse hormônio é aumentar a permeabilidade das membranas das células dos túbulos em relação à água, facilitando sua reabsorção.Há dois tipos de diabete insípido: o central, onde ocorre uma deficiência da glândula hipofisária em liberar o ADH e o outro tipo o é o nefrogênico, onde a hipófise produz adequadamente o ADH, mas os rins não respondem em função de um defeito nos túbulos renais.

Com isso, há pequena reabsorção de água nos túbulos renais e conseqüente eliminação de um grande volume de urina, que pode chegar a mais de 20 litros por dia. As pessoas que têm essa doença têm sede insaciável e devem beber muita água para repor o que foi perdida.

Os sintomas

Sede intensa especialmente por água gelada, ingesta de grande quantidade de líquidos, aumento da freqüência urinária, suscetibilidade à desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos.

O tratamento inicialmente é feito com o aumento do consumo de água e, em casos mais graves, quando interfere na vida social e no sono do paciente é necessário o uso de medicamentos.

Se você possui os sintomas dessa doença procure seu médico

Fonte: saúdenoclique

Comentários:

Postar um comentário

 
BIOCENTERSAÚDE © Copyright 2011 | Template By Mundo Blogger |